A EVIDENT anuncia os vencedores do Prêmio Mundial de Imagem do Ano de 2021

Maio 11, 2022

Uma flor brilhante vence a competição anual para capturar a arte da ciência

Image of the year winner

WALTHAM, Mass., (11 de maio de 2022)—A Evident, uma nova subsidiária de propriedade integral da Olympus, que abrange as antigas divisões de Ciências da vida e Industrial da empresa, revelou os vencedores do terceiro Prêmio Mundial de Imagem do Ano – Microscopia de luz em Ciências da vida, um concurso anual que reconhece as melhores imagens nessa área. Os vencedores foram escolhidos dentre quase 800 imagens de 49 países de todo o mundo.

Vencedor Global

Jan Martinek, República Tcheca, foi selecionado como o vencedor global por uma imagem brilhante de uma flor de Arabidopsis thaliana com tubos polínicos crescendo através do pistilo. Os tecidos da flor foram quimicamente limpos para revelar os tubos polínicos tingidos com anilina azul (fluorescência amarela). Martinek escolheu capturar a imagem dessa flor para destacar a beleza da ciência na pesquisa de células vegetais.

"Plantas são fascinantes e belas em todos os níveis de aumento, do nível do ecossistema até o de células individuais." Martinek explicou. "Como biólogo celular de plantas, passo horas examinando as espécies ao microscópio. Vejo muitas imagens belas, como essa flor de Arabidopsis thaliana com tubos polínicos crescendo através do pistilo para fertilizar os óvulos. No entanto, capturo centenas de imagens como essa apenas para medir o comprimento dos tubos polínicos, e os leitores dos meus artigos de pesquisa verão apenas alguns boxplots que comparam a eficiência de polinização entre mutantes diferentes. Compartilho essas imagens nas redes sociais com colegas cientistas e o público geral para que eles possam apreciar a beleza da ciência que, às vezes, fica escondida por trás de resultados estatisticamente significativos. Estou feliz que, graças a esse Prêmio IOTY, as minhas imagens e de outras pessoas desse fascinante microcosmos recebam atenção mundial."

Martinek receberá o grande prêmio: um microscópio estereoscópico Olympus SZX7 com uma câmera digital DP28.

Vencedores regionais

Três prêmios regionais foram entregues para Vasilis Kokkoris (Holanda) pela EMEA, Ivan Radin (EUA) pelas Américas e Daniel Han (Austrália) pela Ásia-Pacífico. Cada vencedor regional receberá um microscópio vertical Olympus CX23.

Menções honrosas

Receberam menções honrosas: Di Lu (China), Yujun Chen (EUA), Mingyue Jia (China), David Maitland (Reino Unido), Layra Cintron-Rivera (EUA), Igor Siwanowicz (EUA) e Yayun Wang (China).

O concurso foi lançado em 19 de outubro de 2021 com uma convocação para que os usuários enviassem suas melhores imagens de microscopia de ciências da vida até 31 de janeiro de 2022. Todas as inscrições foram avaliadas com base em aspectos artísticos e visuais, impacto científico e proficiência no microscópio.

De flores a fungos e samambaias, a equipe de Ciências da vida da Evident ficou impressionada com os espécimes fascinantes capturados ao microscópio.

"Continuo a me impressionar com as imagens criativas que vemos todos os anos, que transformam a vida sob o microscópio em peças de arte únicas", disse Satoshi Nakamura, Vice-presidente de Marketing Global de Soluções Científicas na Evident. “Estamos honrados de receber tantas imagens impressionantes de todo o mundo, que misturam visualmente criatividade artística com ciência. As imagens vencedoras criam uma bela galeria de imagens que demonstram um nível incrível de talento e técnica ao microscópio."

Sobre o Prêmio Imagem do Ano (IOTY)

O Prêmio de Imagem do Ano (IOTY) da Evident começou em 2017 com o Prêmio Europeu de Microscopia de Luz para Ciências da Vida com o objetivo de celebrar tanto o valor artístico quanto científico das imagens microscópicas. Hoje, o concurso se mantém fiel a esta missão, encorajando pessoas em todo o mundo a ver as imagens científicas de uma nova forma, a apreciar a sua beleza e a compartilhar as imagens.

Para saber mais sobre as imagens premiadas e as técnicas de microscópio usadas para capturá-las, acesse Olympus-LifeScience.com/IOTY.

Para mais informações sobre a Evident Life Science, acesse EvidentScientific.com.

Na Evident, somos guiados pelo espírito científico. A inovação e a exploração são nossos fundamentos e estão em tudo que fazemos. Comprometidos em tornar a vida das pessoas mais saudável, segura e gratificante, apoiamos nossos clientes com soluções que resolvem desafios e fazem o trabalho progredir, seja pesquisando avanços médicos, inspecionando infraestrutura ou revelando toxinas ocultas em produtos de consumo.

As soluções da Evident Industrial incluem microscópios, videoscópios, equipamentos de testes não destrutivos e analisadores de raio X para aplicações de manutenção, manufatura e meio ambiente. Apoiados por tecnologia de última geração, os produtos da Evident são amplamente usados para controle de qualidade, inspeção e medição.

A Evident Life Science capacita cientistas e pesquisadores por meio de colaboração e soluções de ciências da vida de ponta. Dedica a enfrentar os desafios e apoiar as necessidades dinâmicas dos clientes, a Evident Life Science desenvolve uma variedade abrangente de microscópios para patologia, hematologia, fertilização in vitro e outras aplicações clínicas, além de pesquisa e educação.

Contato de mídia:

Evident e o logotipo Evident são marcas comerciais da Evident Corporation ou das suas subsidiárias.