Ainda em fase de desenvolvimento, ferramenta de diagnóstico patológico baseada em inteligência artificial detecta 7 tipos de câncer gástrico

Agosto 29, 2022

Dados de imagens provenientes de vários hospitais ajudam a melhorar a versatilidade e a precisão da ferramenta

WALTHAM, Massachusetts, EUA (29 de agosto de 2022) Durante a 20.ª reunião anual da Sociedade Japonesa de Patologia Digital, a Evident, uma subsidiária integral da Olympus Corporation, divulgou os resultados mais recentes de seu atual programa conjunto de pesquisa para criar uma ferramenta de diagnóstico patológico baseada em inteligência artificial (IA). Os resultados mostram que a ferramenta de diagnóstico em desenvolvimento obteve êxito na expansão da sua detecção por IA para 7 tipos de câncer gástrico, destacando sua versatilidade para diversas aplicações na área de patologia.

Satisfazendo a demanda por ferramentas de diagnóstico

Há uma demanda crescente por ferramentas de diagnóstico capazes de ajudar a reduzir a carga de trabalho dos patologistas. Para satisfazer essa demanda, a Evident iniciou ainda em 2017 uma colaboração com a Organização Nacional Hospitalar Centro Médico de Kure e Centro Oncológico de Chugoku para desenvolver uma ferramenta de diagnóstico patológico baseada em IA.

A primeira fase de testes1 demonstrou que a ferramenta de diagnóstico era capaz de identificar com êxito tecido de adenocarcinoma em imagens de lâmina de patologia. Como parte da segunda fase de pesquisa2, iniciada em novembro de 2020, a ferramenta foi testada com 2.717 imagens de lâmina de patologia fornecidas por 6 hospitais3 do Japão a fim de melhorar seus níveis de versatilidade e precisão.

Resultados da segunda fase de pesquisa

Com o aumento significativo da quantidade de dados de imagem viabilizado por meio da colaboração com os hospitais, a ferramenta de diagnóstico melhorou sua detecção habilitada por IA de adenocarcinoma de tipos tubulares e pouco diferenciados, além de expandir sua detecção por IA para a identificação de outros tipos de câncer gástrico. A ferramenta atingiu uma taxa de falso negativo entre 0% e 2,5% em 7 tipos de câncer gástrico: adenocarcinoma dos tipos tubular, papilar, mucinoso e pouco diferenciado, tumor estromal gastrointestinal, linfoma MALT e linfoma difuso de grandes células B. Visando demonstrar a melhora na versatilidade do software, a equipe definiu um limite*4 comum para a diferenciação por IA para todos os hospitais.

Conforme a segunda fase de pesquisa avança, a Evident planeja refinar ainda mais a ferramenta a fim de prepará-la para uso comercial. Esse programa tem como objetivo fornecer até 2023 um software de diagnóstico patológico habilitado por IA capaz de auxiliar os patologistas.

Na Evident, somos guiados pelo espírito científico. A inovação e a exploração são nossos fundamentos e estão em tudo que fazemos. Comprometidos em tornar a vida das pessoas mais saudável, segura e gratificante, apoiamos nossos clientes com soluções que resolvem desafios e fazem o trabalho progredir, seja pesquisando avanços médicos, inspecionando infraestrutura ou revelando toxinas ocultas em produtos de consumo.

As soluções da Evident Industrial incluem microscópios, videoscópios, equipamentos de testes não destrutivos e analisadores de raio X para aplicações de manutenção, manufatura e meio ambiente. Apoiados por tecnologia de última geração, os produtos da Evident são amplamente usados para controle de qualidade, inspeção e medição.

A Evident Life Science empodera cientistas e pesquisadores por meio de colaboração e soluções de vanguarda na área de ciências da vida. Dedicada a enfrentar os desafios e apoiar as necessidades dinâmicas dos clientes, a Evident Life Science desenvolve uma grande variedade de microscópios para patologia, hematologia, fertilização in vitro e outras aplicações clínicas, além de pesquisa e educação.

Sobre a Organização Nacional Hospitalar Centro Médico de Kure e Centro Oncológico de Chugoku

O Centro Médico de Kure e Centro Oncológico de Chugoku é um dos principais hospitais do Japão ocidental. O Departamento de Patologia realiza muitos diagnósticos patológicos diariamente e realiza diagnósticos patológicos de medicina comunitária em cooperação com a Universidade de Hiroshima e o Hospital da Associação Médica de Kure. Além disso, como laboratório de patologia tumoral, a instituição está realizando pesquisa acadêmica de ponta, incluindo o campo de patologia digital. Além disso, como membro do Conselho Nacional de Patologia da Organização Hospitalar, a instituição também realiza ativamente pesquisa na área de patologia clínica.

Evident e o logotipo Evident são marcas comerciais da Evident Corporation ou de suas subsidiárias.

1 Saiba mais sobre a primeira fase em  https://www.olympus-global.com/news/2018/nr00869.html
2 Saiba mais sobre a segunda fase em https://www.olympus-global.com/news/2020/nr01948.html
3 Organização Nacional Hospitalar Centro Médico de Kure e Centro Oncológico de Chugoku, Organização Nacional Hospitalar Hospital Nacional de Osaka, Organização Nacional Hospitalar Centro Oncológico de Shikoku, Organização Nacional Hospitalar Centro Médico de Nagasaki, Hospital Memorial de Hiroshima e Hospital da Associação Médica de Kure.
4 Um valor que divide a biópsia gástrica em positiva e negativa.